Lei seca X Medicamentos homeopáticos

Ela mal entrou em vigor e já tem gerado muitas discussões, especialmente em mesas de bares. A Lei Seca proíbe qualquer teor de álcool no sangue do motorista

Com a nova lei, os motoristas que beberem vão ter de arranjar outro jeito pra voltar para casa.

Antes, era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 957, vai perder a carteira de motorista por um ano. "A multa nesse valor já era aplicada anteriormente. O que baixou foi o limite de álcool", destaca João Pupo, superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ele explica que agora a regra está mais clara. "É possível o bafômetro detectar um pequeno teor de álcool pelo uso de um anti-séptico, um medicamento homeopático, um xarope ou um bombom de licor. Mas há uma tolerância mínima nesses casos".

  • Enxaguatório bucal com álcool

O bafômetro, por ser um aparelho sensível, pode detectar teor de álcool suficiente para multar um motorista que tenha realizado, poucos minutos antes, bochecho com antiséptico bucal que tenha álcool em sua fórmula. O ideal é que o motorista assuma o volante somente 10 minutos após realizar o bochecho.

  • Medicamentos homeopáticos

Motoristas usuários de remédios homeopáticos podem apresentar teor considerável de álcool no organismo no teste de bafômetro. O Conselho Nacional de Trânsito deve baixar resolução, nos próximos dias, definindo como devem ser tratados os casos considerados excepcionais da nova lei, como o consumo de bombons de licor, remédios de homeopatia e o uso de enxaguatório bucal.

Lembre-se que além de tudo a lei seca foi criada a seu favor. O comportamento das pessoas não é controlado só pelo verbal. Dizer o que eu devo ou não fazer, ou ver algo que aconteceu na TV não adianta. O que vai controlar é a minha história de vida, o que eu aprendo com a realidade. Por isso, é importante investir em fiscalização e multa. Quando isso acontecer, a coisa muda.

Fonte: Jornal O POVO / Fortaleza

Fonte: Detran

Nenhum comentário:

Postar um comentário